Comida Alentejana Em Évora – 10 Motivos Para Se Encantar

O Alentejo, “terra para além do Tejo” – referindo-se ao Rio Tejo (rio Tejo), trata-se de uma região quente, seca e principalmente amena a norte do Algarve, em Portugal.

Esta grande região fértil, um terço do país em área, é conhecida como a alma gastronómica de Portugal. A comida não é camponesa nem sofisticada, mas rica em ingredientes como queijo de ovelha, porco preto, bacalhau, cogumelos selvagens e aspargos. 

As cidades do Alentejo têm suas próprias especialidades, como azeites apimentados ou sobremesas à base de gema de ovo. É esta rica individualidade que torna o Alentejo especial, e o facto de produzir quase metade dos vinhos portugueses.

A capital do Alentejo – Évora, classificada como património mundial da UNESCO, tem em abundância a história e a comida, para além de vinhos maravilhosos.

Com restaurantes gourmet e tradicionais, pastelarias e lojas de vinho, bem como um mercado dos agricultores locais, terá muitas opções para saborear a comida alentejana em Évora.

Poderá igualmente optar por fazer uma viagem de um dia a Évora e explorar a cidade Património da UNESCO, bem como a comida e os vinhos do Alentejo. Com o conhecimento de um guia local, pode descobrir a cidade medieval enquanto degusta a deliciosa comida alentejana.

10 Motivos Para se Encantar com a Comida Alentejana

Aqui estão alguns exemplos de pratos alentejanos que não irá querer perder ao descobrir a gastronomia alentejana.

Porco Preto

A raça de porco alentejana conhecida como porco preto é um dos ingredientes mais conceituados da gastronomia alentejana. O que torna os sabores tão excecionais é o facto de os porcos circularem livremente pelo campo comendo bolotas de sobreiro e de azinheira.

Esses porcos são mais frequentemente conhecidos como porcos ibéricos (nome espanhol) e o seu presunto, Jamon Iberico de Bellota, é um dos presuntos curados mais caros do mundo. O que a maioria das pessoas não sabe é que nem toda essa carne de porco é espanhola. Muitos dos porcos são efetivamente criados em Portugal, na região do Alentejo alimentando-se das mesmas bolotas de sobreiro e de azinheira.

O Porco Preto, também conhecido por raça alentejana, é uma especialidade apenas encontrada na região do Alentejo. Este presunto está protegido pela Denominação de Origem Protegida (DOP).

Não se vai longe no Alentejo sem encontrar uma placa a oferecer porco preto ibérico (ou porco preto em português). Este é um dos ingredientes mais célebres da gastronomia alentejana e está fortemente presente nas ementas de toda a região.

Experimente as migas de porco preto, um prato feito com sobras de pão, ou os secretos de porco preto, um pedaço magro em filetes da barriga de porco.

Onde provar Porco Preto?

O Restaurante 5 amêndoas, situado na Rua Diana de Liz 5 em Évora, premiado pelo Hotel Vitória Stone, é conhecido pelo seu excecional porco preto português.

Favada Real de Caça

Encontrada em alguns restaurantes tradicionais em todo o Alentejo, a Favada Real de Caça é uma farta feijoada que costumava ser servida aos convidados reais após as caçadas.

É rica, saborosa e reconfortante, tornando-se a maneira perfeita de relaxar após um dia agitado de passeios turísticos.

Onde provar a Favada Real de Caça?

O restaurante Fialho, em Évora, é o lugar certo para experimentar este clássico da cozinha alentejana. 

Em 1948, Manuel Fialho começou a servir petiscos locais. Atualmente, atribui-se ao seu movimentado restaurante a salvaguarda de uma série de pratos tradicionais, tal como a favada real de caça, a feijoada servida aos convidados reais após caçadas. Como curiosidade, as paredes do restaurante estão cobertas com chifres de veado e prémios de Manuel.

Carne de Porco à Alentejana 

Talvez o mais famoso prato alentejano e também o mais polarizador. Porco com amêijoas? Muitas pessoas têm muitas opiniões sobre a mistura de carnes e mariscos, mas sabemos que não devemos argumentar com os Alentejanos sobre gastronomia!

Este ensopado tradicional é composto por porco preto, geralmente marinado em vinho branco, paprica, pasta de pimenta vermelha, alho picado e coentros. Depois, é frito em marrom dourado e misturado com amêijoas e batatas. 

Podem, também, ser encontradas outras versões noutras partes de Portugal (especialmente no Algarve), mas esta mistura de carne e moluscos é uma verdadeira invenção do Alentejo.

Onde provar Carne de Porco à Alentejana 

Para poder apreciar a Carne de Porco à Alentejana, experimente o Restaurante Cervejaria 1/4 para as 9, situado na Rua Pedro Simões 9-A, em pleno centro histórico de Évora, que detém uma decoração simples, mas graciosa. Com origem na Cozinha Regional Alentejana, destaca-se, entre outros, pela sublimidade das suas refeições.

Pão Alentejano

Conhecido como o celeiro de Portugal, o pão da região do Alentejo certamente merece destaque.

É a base da gastronomia da zona e o cheiro a pão acabado de cozer espalha-se pelas vilas e aldeias que salpicam esta parte do sul de Portugal.

De formato distinto, constituído por uma base redonda com cabeça, este formoso pão é feito com farinha de trigo alentejana e fermento tradicional.

Para ser considerado totalmente autêntico deve ser assado no forno a lenha, o que produz um interior denso enquanto a crosta é espessa e crocante.

Tradicionalmente, este pão era comprado para durar uma semana inteira. Mas é, igualmente, consumido na forma de sopas, como açordas ou migas. É encontrado em quase todas as sopas regionais, sendo usado tanto amassado como fatiado.

Assim, a maioria das refeições no Alentejo começa com este pão especial servido com queijo e azeitonas, e também o poderá ver amassado e fatiado na maioria das sopas da região.

Como um excelente aperitivo ou refeição pode, de igual forma, ser servido com queijo, azeite e presunto português.

Açorda à Alentejana

Por falar em pão, outra forma de provar a especialidade desta região é na Açorda à Alentejana.

À moda popular, a Açorda à Alentejana é preparada como uma sopa com grandes pedaços de pão misturados com alho, coentros e ovo escalfado no caldo. No Verão, a açorda acompanha bem sardinhas grelhadas ou fritas, figos maduros, uvas brancas ou aipo cortados em palitos grossos.

Os outros ingredientes dependem da estação e das preferências de quem o prepara, mas pode sempre contar que é quente, farta e repleta de ervas aromáticas.

De igual forma, é designada por sopa de pão, tendo uma consistência mais parecida com mingau do que sopa.

Noutras partes de Portugal, pode levar um toque de marisco, com adição de camarão ou bacalhau salgado.

Mergulhada com um pouco de piripiri (molho picante tradicional) é, sem dúvida, um sonho!

Onde provar a Açorda à Alentejana?

Experimente este prato alentejano na Buéréré, Largo 13 de Outubro 12, em Évora e não irá ficar desiludido.

Ensopado de Borrego Alentejano

Rapidamente descobrirá que as sopas e os guisados ​​dominam a gastronomia alentejana.

O borrego é uma das bases da gastronomia alentejana e o guisado é o prato mais popular feito com esta carne.

A excelente qualidade da sua carne, o frescor das ervas usadas para temperar e a paciência dos cozinheiros habilidosos ao cuidar de grandes panelas durante muitas horas é o que realmente diferencia estes pratos numa categoria própria.

Os ingredientes que compõem esta maravilha vigorosa são longos e profundos – vinagre de cidra, louro, pimenta, salsa, cravo, cebola, alho, coentros – tudo isso se combina como a melhor sopa ensopada com pão alentejano rústico.

O ensopado de borrego da região é um prato reconfortante e maravilhoso que não vai querer perder.

Onde provar o Ensopado de Borrego Alentejano?

Experimente o Restaurante A Muralha, situado na Rua 5 de Outubro 21 em Évora, onde o menu de restaurante é recomendado para os amantes da culinária.

Sopa de Cação – Comida Exclusiva do Alentejo

O Alentejo é a maior região de Portugal que faz fronteira com Espanha e vai até ao mar. Évora, no passado tinha acesso limitado ao peixe fresco porque este demorava dias a chegar à casa das pessoas.

De pele grossa, o cação foi o único peixe que se apresentou fresco depois de alguns dias de transporte.

A Sopa de Cação é uma comida muito apreciada no Alentejo. Esta sopa de peixe é feita com farinha, pão e “temperada” com coentros, uma erva comum na cozinha portuguesa e também com azeite.

A sopa de peixe é muito farta e apetitosa, podendo até ser consumida como prato principal.

Onde provar a Sopa de Cação?

Pode saborear uma excelente Sopa de Cação no Café Alentejo, situado na Rua do Raimundo 5, junto a Praça do Giraldo em Évora.

Migas com Carne

Outro destino tradicional do pão do dia, é a versão alentejana das migas que apresenta pão de trigo esmigalhado embebido em alho e azeite, entre outras especiarias e condimentos, e é servido com o acompanhamento de costeletas de porco ou borrego.

Se está familiarizado com o recheio americano, as Migas com Carne têm uma consistência semelhante, embora um pouco mais húmida, e é servida numa porção muito maior (geralmente é considerado o prato principal, com a carne assumindo o papel de acompanhamento).

Existe também uma versão doce de migas chamada Migas Doces, feitas com canela, gema de ovo e açúcar.

Delicioso e reconfortante, o pão alentejano fatiado em cubos com carne frita, alho e colorau é um dos pratos mais apreciados do Alentejo.

Onde provar as Migas com Carne?

Pode saborear este excelente prato no Restaurante O Sobreiro, situado na Rua do Torres 8 em Évora.

Queijada de Évora

Tem-se conhecimento que as pessoas geralmente adoram a doçaria e o Alentejo não tem falta de belos pastéis.

Um dos quais que mais orgulha a região são as Queijadas de Évora, de sabor delicado, que poderá encontrar nas padarias por todo o país.

As Queijadas de Évora são semelhantes às Queijadas de Sintra, no entanto divergem em alguns condimentos e quantidades, nomeadamente, as Queijadas de Évora levam 14 gemas e as de Sintra levam apenas 6 gemas.

As Queijadas de Évora são pequenas tartes elaboradas com pastel de queijo levemente adocicado. Estes bolinhos de alegria são leves e fofos e acabam por ser o acompanhamento perfeito para o seu café.

Onde provar a Queijada de Évora?

Experimente a Pastelaria Conventual Pão de Rala, situada na Rua de Cicioso nº. 47 em Évora e provavelmente vai acabar por comer mais do que uma.

Pão de Rala

Pão de Rala é uma sobremesa portuguesa supostamente inventada no convento de Santa Helena do Monte Calvário, situado em Évora. Este pão doce e redondo é feito com uma massa de amêndoa envolvida num recheio doce composto por açúcar, fios de ovos (fios de gema de ovo doce) e (frequentemente) geleia ou purê de abóbora de gila.

Opcionalmente, o Pão de Rala pode ser aromatizado com raspas de limão ou laranja.

Datado do século XVI, o bolo foi inventado para comemorar a visita de D. Sebastião e, no passado, era tradicionalmente confecionado nos conventos de todo o Alentejo.

Onde provar o Pão de Rala?

Saboreie e experimente esta delícia na Pastelaria Pão de Rala Conventual, situada na Rua de Cicioso nº. 47 em Évora, que detém a fama de ser a pastelaria mais prestigiada de Évora.

Veja também

Zambujeira do Mar

Desfrute de uma Escapadinha a Dois e Aproveite o Turismo Rural em Évora e em todo o Alentejo

Se procura umas férias tranquilas e de sonho, alie o melhor dos dois mundos: o …