Desfrute de uma Escapadinha a Dois e Aproveite o Turismo Rural em Évora e em todo o Alentejo

Se procura umas férias tranquilas e de sonho, alie o melhor dos dois mundos: o conforto do Turismo Rural e a tranquilidade do mar, à beira-mar do Alentejo.

A Costa Vicentina, no litoral alentejano, esconde alguns dos melhores segredos de Portugal, apresentando as mais incríveis paisagens naturais para quem deseja deleitar-se com a calma e a beleza que o Alentejo oferece ao abraçar o mar. 

Viva umas férias inesquecíveis ou um fim-de-semana prolongado longe do ruído da cidade, nestes oito espaços de Turismo Rural a menos de 30 minutos da praia, de Grândola a Odemira e crie momentos memoráveis ​​com a família ou amigos.

Verifique as nossas sugestões para uma escapadinha a dois em Évora

A Serenada Enoturismo, Grândola

Assim como uma música que é compartilhada com alguém de quem gosta, esta Serenada também é música para os ouvidos de quem fica por lá. Numa região com tradição vinícola histórica, este alojamento rural alia a estadia a uma experiência vínica imperdível. A propriedade é igualmente de grande beleza, já que está na mesma família há pelo menos 300 anos.

MonteXisto Hotel Rural, Vale das Éguas (Santiago do Cacém)

O ambiente rural e a modernidade unem-se no convidativo MonteXisto , que oferece uma vasta oferta de espaços e atividades de lazer. 

Pode desfrutar da piscina panorâmica do hotel rural, viver uma experiência gastronómica no restaurante Salpicos , que procura aliar o campo ao requinte, ou relaxar num dos três bares: Bar DuJoni, A Laranjeira e Bar Sunset .

Monte do Cerro, Porto Covo

O alojamento rural Monte do Cerro fica a 4 km de Porto Covo e é uma vila piscatória.

O alojamento rural detém 3 casas de 1 quarto e o Monte da Barranca, que se trata de uma casa centenária que pode acolher até 8 pessoas. 

Situado numa zona muito sossegada, o Monte do Cerro é um convite a desfrutar de momentos de total relaxamento, rodeado por uma bela e natural paisagem.

Herdade do Freixial, Vila Nova de Milfontes

A Herdade do Freixial, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano, localiza-se um pouco mais a sul, combinando a Natureza com um variado conjunto de atividades. 

Entre outras ofertas, os hóspedes podem escolher entre o banho turco, as massagens, aulas de ioga, observação de aves e pesca recreativa. A sua localização favorável coloca-a a poucos quilómetros de Vila Nova de Milfontes e de várias praias marítimas e fluviais.

Herdade do Amarelo – Natura & Spa, São Luís (Vila Nova de Milfontes)

Em Vila Nova de Milfontes também pode encontrar a Herdade do Amarelo, um Posto de Turismo Rural que se sobressai pela combinação da Natureza com um espaço de charme. São oferecidos pacotes românticos e variadas experiências, tal como o banho turco, jacuzzi, entre outras. 

Para se viver momentos românticos a quinta é efetivamente ideal, até porque detém vistas deslumbrantes que se parece um verdadeiro conto de fadas.

Com vistas dignas de um autêntico conto de fadas, a quinta é ideal para viver momentos românticos a dois.

Monte do Zambujeiro, Vila Nova de Milfontes

O rio Mira como pano de fundo e os diferentes tons de verde do carvalho, da oliveira e do sobreiro pintam o quadro do Monte do Zambujeiro, uma instalação que integra as diferentes facetas do Alentejo, interior e litoral. 

Por sua vez, as casas estão divididas pelos 70 hectares da herdade, que possui igualmente uma piscina de água salgada, com uma vista privilegiada sobre a paisagem envolvente.

Herdade do Touril, Zambujeira do Mar

Também perto de algumas das praias mais cobiçadas da Costa Vicentina, esta herdade inclui cinco casas e 18 quartos, bem como terraços privados e uma piscina de água salgada.

As acomodações localizadas tão perto da costa, convida-o a explorar a orla marítima, seja a pé, de moto ou de bicicleta. Combine o bem-estar com a Natureza e desfrute da serenidade que traz o Alentejo.

Monte da Galrixa, São Teotónio (Odemira)

O Monte da Galrixa poderá ser uma boa seleção para quem goste de agrupar o Turismo Rural e a vida no campo. Nesta unidade de agroturismo existe uma horta orgânica, cultivo de milho, trigo e árvores frutíferas, além de animais como patos, galinhas, ovelhas e coelhos.

Viva momentos de lazer na piscina de água salgada, no lago ou no parque infantil e desfrute de umas férias à medida de toda a família.

Herdade Da Amendoeira – Santana Do Campo, Évora

Um retiro rural tranquilo perto da histórica cidade de Évora, no Alentejo em Portugal, a Herdade da Amendoeira Agroturismo tem alojamento de acomodação e pequeno-almoço numa encantadora quinta de estilo antigo rodeada pela sua quinta de 1700 hectares que produz, entre outras coisas, uma variedade popular de queijos de ovelha e várias geleias. 

O agroturismo tem oito quartos no total, quatro duplos e quatro twins, todos espaçosos, confortáveis ​​e limpos e equipados com banheiro privativo, TV, ar-condicionado e frigobar. Não há WiFi nos quartos, mas está disponível no salão principal e na sala de estar, e ao redor da piscina ao ar livre. 

Os quartos duplos estão a poucos metros de distância da casa da fazenda principal, com terraço privativo e uma vista linda da área circundante, enquanto os ‘quartos duplos’ circundam a área de pátio tradicional que já foi usada para abrigar os cavalos da propriedade. 

Existem muitas áreas comuns a serem descobertas; terraços exteriores, jardins e uma piscina exterior. 

No interior, encontra-se o grande ‘Salão de caça’ onde pode relaxar à noite e onde será tratado com um requintado pequeno-almoço caseiro pela manhã, incluindo sumo de laranja fresco, fiambre tradicional regional, mel, compotas e ovos, todos dos quais são produzidos na fazenda. 

E nos meses de verão é servido um buffet de almoço por um custo extra. 

A enorme propriedade de 1.700 acres é um lugar calmo e bonito para passear, embora haja muita atividade a acontecer; têm uma fábrica de queijo tradicional que produz cerca de 30.000 pacotes por mês de seu rebanho de cerca de 1000 ovelhas “saloia” de raça pura que ordenham duas vezes por dia. 

Eles também criam galinhas, patos e gado Limousine, e têm até uma destilaria onde produzem alguns adoráveis ​​licores tradicionais portugueses. 

Os hóspedes podem passear pela quinta, visitar todas as instalações e, se assim o desejar, desfrutar de visitas guiadas e degustação de alguns dos seus queijos, presuntos, mel, licores e compotas de primeira qualidade.  

Ideias Sobre Os Melhores Locais a Visitar no Alentejo

A animada atmosfera da cidade mercantil de Évora é melhor apreciada ao seguir as estreitas ruelas de paralelepípedos que serpenteiam da catedral para passar por fontes borbulhantes e praças salpicadas de flores. Ao longo do caminho, existem lojas de artesanato coloridas e cafés familiares que se ocupam sob as galerias revestidas de granito. Já os restaurantes servem algumas das mais saborosas gastronomias do país.

Sé (Catedral)

Não se desanime com a tez bastante austera da Sé Catedral de Évora. A sua fachada de granito desgastado, afinal, resiste aos elementos desde 1204, e a estrutura pesada não pode deixar de se assemelhar a uma fortaleza, um aspeto acentuado por um par de imponentes torres sineiras assimétricas.

Aqueles que têm um olho para a arquitetura irão notar a fusão do românico com o gótico, mas todos irão ficar maravilhados com os impressionantes apóstolos esculpidos do século XIV que envolvem o portal principal do edifício.

Museu de Évora (Museu de Évora)

Moderno e adequado para crianças, o Museu de Évora acaba com o abafado e apertado, ao invés, esta atração cultural e educativa deliciosamente envolvente é espaçosa, iluminada e arejada.

Este é um antigo palácio do século 16, e a história da cidade está toda aqui sob o mesmo teto. Vale a pena “perder” tempo meditando sobre as exposições. Por exemplo, a galeria de arte apresenta um extraordinário políptico flamengo do século 16, uma pintura fantasticamente detalhada de 13 painéis executados em vívido Technicolor, e esse tipo de pincelada requer um estudo sério.

O núcleo principal do museu é a sua coleção de arqueologia, e a sua escultura romana comprime toda a glória – uma coluna gigante do século 2 DC ergue-se como um foguete para enfatizar o período.

Templo Romano

A atração turística da cidade ainda é frequentemente referida como o Templo de Diana, apesar do facto de não haver prova de que o monumento tenha sido dedicado à deusa romana. A lenda persiste, porém, assim como o nome impróprio. É um dos marcos romanos mais significativos de Portugal.

Acredita-se que tenham sido erguidas no século 2 ou 3 dC, as 14 colunas sobreviventes encimadas por capitéis coríntios que são sólidas sobre uma base de granito; a arquitrave, ela própria uma impressionante peça de alvenaria. 

A estrutura antiga sofreu desgaste, mas mesmo assim não pode deixar de sentir uma sensação de admiração ao fazer uma pausa sob a sua poderosa fachada.

Veja também

Évora Alentejo Portugal

Distrito de Évora, Portugal

O distrito de Évora subdivide-se nos seguintes 14 municípios: AlandroalArraiolosBorbaEstremozÉvoraMontemor-o-NovoMoraMourãoOlivenzaPortelRedondoReguengos de MonsarazVendas NovasViana do AlentejoVila …